terça-feira, 7 de junho de 2022

Kko Figueiredo dá dicas para quem quer montar home studio

Músico e empresário, o vocalista da banda Spin XXI administra o Kko Studio



Foto: arquivo Kko Studio



No mundo inteiro, muitos músicos concordam: ter um equipamento básico de gravação é fundamental para trabalhar e se desenvolver artisticamente. Para isso, o artista deve estar disposto a investir um capital, sem esperar retorno financeiro imediato. É o que pensa o vocalista da banda de rock progressivo Spin XXI (foto), Kko Figueiredo, proprietário do Kko Studio, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói (RJ). “O retorno é profissional. Além daqueles investimentos, esse empreendedor deve estar preparado para estudar música e tecnologia, com um detalhe importante: a tecnologia de ponta normalmente está com instruções em inglês” — alerta. 



O músico e empreendedor Kko Figueiredo é o segundo, da esquerda para a direita. Foto: Divulgação

Para Kko, um equipamento básico de um músico que queira empreender o próprio home studio é um bom computador, uma placa de som com dois canais e um programa de gravação (Daw). Mas, para começar a ganhar dinheiro, o artista precisa ser bem articulado e conseguir se destacar num mercado altamente competitivo. “O lucro vai depender da capacidade desse músico em mostrar resultados” — enfatiza o vocalista, que pondera, afirmando que os equipamentos são diretamente relacionados ao poder aquisitivo de cada empreendedor. Ele dá dicas de marcas disponíveis no mercado e lojas da sua cidade:



 

“A marca de interface de áudio e de monitor de referência passivo de estúdio Beringher é umas das mais honestas, para quem está começando. Guitarras e demais instrumentos de cordas devem ser experimentados, antes da compra. Em Niterói, temos lojas como Cheiro de MúsicaBolero e Studio Som João, que atendem bem os clientes e costumam ter promoções. Na Internet, a busca é imensa. É sempre importante conhecer o equipamento e checar o vendedor”.


Loja Cheiro de Música: Rua Coronel Gomes Machado, 113, Centro de Niterói. Foto: Facebook 




Monitores de estúdio Behringer 50 USB 150 W. Foto: centersom.com.br


 

Tratamento acústico

 

Espuma acústica Alpha 60mm cinza antichamas. Foto: leroymerlin.com.br


Em relação à acústica do ambiente do home studio, Kko utiliza um isolamento sólido, que pode ser feito com espumas acústicas antichamas, de três centímetros de espessura ou mais, que estão disponíveis no mercado. Para ele, o ideal é construir uma edícula, com paredes duplas de concreto recheado, sem janelas, nem vizinhos colados. “Um quarto dentro de um quarto, sem vazamentos” — detalha.

Um comentário:

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...