sexta-feira, 3 de junho de 2022

Com Nasi (Ira!) na voz, Voluntários da Pátria lança 'Ainda Estamos Juntos'

Vocalista concedeu entrevista a este blog


Nasi. Foto: naoesomusica.com.br









Após um longo intervalo, os integrantes da banda Voluntários da Pátria (VdP) haviam se reunido para shows em 2016 e 2019. Recentemente, eles reativaram a velha amizade, num grupo de Whatsapp. Papo vai, papo vem, surgiu a sugestão de gravar duas novas músicas.

 

Trocando arquivos e opiniões, o vocalista Nasi (Ira!) e seus amigos compuseram e gravaram, num prazo de cinco meses, a música 'Ainda Estamos Juntos', de André Barella, guitarrista da VdP, e 'O Voluntário', lançado em abril último, em comemoração ao aniversário de 40 anos do grupo, formado em 1982. 


Nas letras, pode-se perceber questões sociopolíticas que inquietam a Nasi e seus parceiros de música, ontem e hoje. Nesta entrevista ao Cena da Música Independente, concedida pelo vocalista do Ira! e dos Voluntários, ele nos conta - por áudio do "zap" - um pouco sobre sua visão política e do trabalho musical compartilhado pelos integrantes do grupo. Confira! 


 


Capa do single: Michele Vannucchi

  


Apesar de ter ido cada um para o seu lado, na letra de 'Ainda Estamos Juntos', pode-se interpretar a utopia progressista que apregoa a máxima que diz - "Ninguém solta a mão de ninguém"? Estamos realmente unidos e conectados, mesmo que à distância?

 

Bem observado. Isso acabou entrando no logotipo. Na capa dos nossos singles, há esse símbolo, dos cinco, de mãos dadas, formando quase uma estrela. A partir da pandemia – até mesmo antes -, sempre que havia um show, montávamos um grupo no Whatsapp, que acabava se dissolvendo. No meio da pandemia, nosso grupo foi muito intenso e ainda está bem comunicativo. Nele, abordamos vários assuntos: conversamos sobre política, música... E isso, nessa comunicação, acabou gerando esse nosso trabalho. 



Voluntários da Pátria 2022. Foto: mundoira.com.br

 
 

 

Qual a principal diferença que você sente em relação ao Brasil que estava saindo da ditadura, em 1984, e o de agora? Como a atual conjuntura sócio-político-cultural influencia na retomada dos trabalhos da Voluntários da Pátria? Existe essa conexão? 

 

Existem muitas diferenças. Em 1984, o Brasil caminhava, ainda que a passos lentos, a uma direção certeira: a abertura política. Havia o movimento das “Diretas Já!”, com muita esperança no coração de todos. Hoje, a gente vive, não só no Brasil – cinzento -, mas um mundo muito amedrontador: ameaça de guerra mundial, desmatamento, crise climática, ameaça nuclear, reacionarismo no país... Esse governo, que temos agora, faz do golpe a sua ladainha. Tenho saudades do passado.  

 

A VdP pretende regravar ou tocar ao vivo, ainda em 2022, 'O Homem Que Eu Amo', 'Cadê o Socialismo' e 'Verdades e Mentiras', que foram censuradas na ditadura? Se sim, qual a importância de tocá-las, hoje?


Foto: clube.gazetadopovo.com.br

Sem dúvidas! Todas as músicas dos Voluntários, inclusive essas, que você citou, continuam muito atuais. Com relação a tocar, sim, a gente sempre esteve disposto. Temos um motivo mais concreto, que são novas canções. Quando a gente toca, tocamos todas as músicas do álbum e outras duas ou três, que já tínhamos, que tocávamos com essa formação, mas que não entraram no disco, como ‘Fúria Brasileira’, ‘Em Tua Casa’ — uma versão que a gente fez de ‘In Your House’, do The Cure — e ‘Resistência Afegã'. 


Voluntários da Pátria no início dos anos 1980. Foto: mundoira.com.br

 
    

 

Percebe-se muitas semelhanças sonoras entre os Voluntários e o Ira! — em seus traços de pós-punk, new wave, mod... Como você avalia o rock que é feito hoje, aqui no Brasil? Que bandas mereceriam destaque? Percebo que a turma dos 80 e 90 reinventava, ao seu modo, o rock feito lá fora, tornando-o algo original, peculiar. A garotada que está fazendo rock, hoje, por aqui, tem alguma referência interessante ou tudo virou mero pastiche e marketing, palatável para o entretenimento? 

 

Tem alguns pontos em comum no Voluntários com o Ira!, mas da fase do (baterista) Charles Gavin e do (baixista) Dino, que foi a segunda formação da banda — anterior à mais tradicional, que gravou praticamente todos os álbuns.

Quanto a bandas novas, confesso que estou muito por fora. As coisas que escuto, hoje em dia, são antigas: rock, blues, até o início dos anos 90. 


Ícone do underground 





Mesclando punk, pós-punk e new wave, a banda Voluntários da Pátria foi pioneira na cena underground paulistana, nos anos 1980, adotando uma estética local própria e diferente do que se habituava a ouvir no rádio e na televisão à época. 

O primeiro e único álbum, homônimo (imagem acima), foi lançado em 1984, e ganhou fama internacional em coletâneas lançadas no Reino Unido e na Alemanha, em 2005. 






Dentre as canções, destacam-se 'O Homem Que Eu Amo', 'Cadê o Socialismo' e 'Verdades e Mentiras' — censuradas pela ditadura militar (1964 - 1985). 

A VdP conta com Nasi, nos vocais; Thomas Pappon, na bateria; Ricardo Gaspa, no baixo; além dos guitarristas Miguel Barella e Giuseppe Frippi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...