quarta-feira, 29 de junho de 2022

Aos 81 anos e na ativa, acordeonista Rose Altomare se apresenta no Rio

 Evento homenageia Adelaide Chiozzo, rainha do rádio e uma das referências do acordeom


Rose Altomare. Divulgação. 

“Uma Viagem Musical”. O título do espetáculo onde a acordeonista, compositora, escritora e poetisa Rose Altomare se apresenta, em 2 de agosto, em Ipanema, Rio, tem tudo a ver com a trajetória de vida da artista.

Idealizado pela produtora musical e ex-BBB, Cida Moraes, o show homenageia Adelaide Chiozzo. “Musa inspiradora” de Rose, ela é ícone da MPB, cantora da era de ouro do rádio brasileiro, atriz e acordeonista — falecida em 2020, aos 88 anos — que, assim como Rose, interessou-se pelo acordeom muito jovem.


Cantora e acordeonista paulista, Chiozzo fez sucesso com a música"Beijinho Doce". Foto: Reprodução/TV  


As coincidências não param por aí. Foi com Chiozzo que, aos nove anos, Rose se deparou, quando, na companhia dos pais, foi a uma festa que contou com a apresentação da acordeonista. “Ali, fiquei encantada com o instrumento e a elegância do desempenho da Adelaide” — lembra.



Chiozzo em O Cruzeiro, 1957
http://memoria.bn.br/

Empolgada, à ocasião, a poetisa pediu aos pais para estudar acordeom — o que era atípico para uma menina da época. Após ter aprendido piano, Rose fez o curso do instrumento preferido no Conservatório de Música de Niterói, cidade onde nasceu, e estudou, também, na Academia do Acordeom Mário Mascarenhas, no Rio. Com pouco tempo de dedicação, Rose “já tocava algumas valsinhas”.




Casou-se com um músico e, durante um período da vida, passou a tocar em festas familiares: enquanto o marido cantava, ela tocava acordeom. Após o falecimento do companheiro, a artista passou por um longo período de tristeza. Aposentou-se e “através da espiritualidade”, encontrou forças para prosseguir. “Fui tentando recomeçar. Gravei minhas composições — 10, no total. Uma delas é religiosa e dedicada à igreja messiânica onde frequento” — destaca a musicista.


*****

“Uma Viagem Musical”

2 de agosto, terça-feira, 20h

Teatro Cândido Mendes: Rua Joana Angélica, 63, Ipanema, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...