quinta-feira, 23 de junho de 2022

Novo single de Pedroca, “Pode Piorar” é um grito de alerta para a humanidade

 Música chega às plataformas digitais após a estreia de “Psicodelia


Foto: Gabriel Forgerini





O single de “Pode Piorar”, do cantor e compositor paulista Pedro Cerruti, o Pedroca, mescla sonoridades dele com as de sua produtora, Vivian Kuczynski. Foi dela a ideia de teclados que dão um ar soturno a uma mensagem que é, ao mesmo tempo, uma forma de desabafo pessoal e um alerta para que o mundo mude os rumos da rota que está seguindo, numa grande colagem de referências musicais que permeiam diferentes subgêneros e exploram repertórios coletivos.

 

“Fiquei muito fascinado por todas as diferentes texturas que estávamos explorando. Os teclados, por exemplo, foram ideia da Vivian e eu imediatamente soube que deveríamos manter” — destaca.

 

‘Não me empurra que eu já tô na beira do penhasco




 

A proposta do single destoa do clima “alto astral” preconizado pelo universo da música pop, de uma forma geral. A letra de “Pode Piorar” constata algo irrefutável, que vem de fato ocorrendo, no Brasil e no mundo, nos últimos anos. Com pandemia, seguida de guerra, fome e inflação, a vida só piora. No momento em que compôs a música, tudo ia de mal a pior para Pedroca, que, de certo modo, sabia estar longe de ser o único a ver tudo ao redor desmoronando:

 

“Enquanto escrevia a música, optei por não dissociar tanto minha experiência pessoal da nossa, coletiva, enquanto cidadãos brasileiros e do mundo”.

 

Para o artista — que passou longos anos da adolescência ouvindo Lana Del Rey cantar sobre vícios e relacionamentos problemáticos —, na última década, o discurso da indústria avançou muito. O músico destaca que, agora, é possível ver artistas mais jovens, como Billie Eilish e Olivia Rodrigo, falando sobre sentimentos profundamente ácidos, em uma plataforma mainstream, e que, agora, “já estamos mais acostumados em falar sobre o que existe de não tão positivo na vida”:

 

“Soa muito natural para mim. Afinal, acredito que já temos músicas o suficiente sobre o amor e as coisas bonitas. É preciso que alguns de nós cantemos sobre o resto”.


Ouça aqui

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...