quinta-feira, 16 de junho de 2022

Eduardo Arantes mescla percepções musicais em “Sintonia Imperfeita”

 Artista bebe da MPB ao eletrônico


Foto: Lucas Vogt


 

O processo criativo de Eduardo Arantes se assemelha a uma colcha de retalhos. A mescla de elementos eletrônicos e a MPB é algo que, de cara, chama a atenção em “Sintonia Imperfeita”, novo álbum do cantor, compositor e violonista paulista.





 

Ele se sentiu motivado a estudar mais os beats que vem desenvolvendo na produção de suas músicas porque, ultimamente, tem escutado bastante Lo-Fi (saiba mais sobre esse estilo musical aqui).


Arantes acrescenta isso aos elementos que já vinha trabalhando em suas composições no momento. E o fato de estar sempre de ouvidos atentos à sonoridade do Clube da Esquina, da turma da Tropicália e, principalmente, de Jorge Ben Jor - “talvez a maior referência” - fez com que a MPB entrasse de maneira orgânica nesse processo. “Os graus de entendimento de espiritualidade e musicalidade atingidas em ‘A Tábua de Esmeralda’ mudaram a minha vida artística” - destaca.



Imagem: musicontherun



Obstáculos e oportunidades 


Questionado sobre a percepção que tem acerca de quem, como ele, propõe-se a fazer um trabalho autoral no Brasil, Eduardo Arantes avalia que a produção musical “ficou mais acessível, técnica e tecnologicamente”. Para ele, a Internet trouxe muita informação e os equipamentos ficaram mais baratos. No entanto, o músico pondera que “também ficou mais difícil se destacar e conseguir um espaço interessante”:

 

“Penso que se inserir em um meio com outros artistas, uma faculdade ou conservatório, por exemplo, ajude a acelerar o processo de inserção no mercado. Então, acredito, sim, que a cena existe e está mais democrática”.

 

Perfeita imperfeição

 

Evocada no título do álbum, a “imperfeição” de “Sintonia Perfeita” se deve ao fato de Eduardo estar sempre querendo melhorar, no sentido de trazer um resultado mais surpreendente sobre o seu trabalho. Na verdade, ele se refere “ao destaque das coisas como elas são: não sendo perfeitas e ao mesmo tempo equilibradas dessa forma”.

Ouça aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...