terça-feira, 28 de junho de 2022

Inspirado na paisagem de SP, Gabrielz revela inquietude criativa em ‘4 Pontos Cardeais’

 Clipe foi gravado em quatro pontos diferentes do centro da cidade

"Não é sentado em um sofá, num dia de domingo, que eu encontro a minha paz". A frase de ‘4 Pontos Cardeais’ — novo single e clipe, de pegada pop e dançante, do cantor e compositor paulistano Gabrielz, resume a forma particular pela qual cada artista encara o seu processo criativo. Inundados por informação, o desafio da humanidade e de músicos como ele é extravasar o que se sente, independentemente dos apelos por atenção das redes sociais e da vida acelerada que levamos, atualmente.


Foto: Spotify


Tais fatores atrapalham, de fato, quem prioriza trazer alguma mensagem ao público, na guerra por atenção da Internet. Este é o caso de Gabrielz, que já deixou de escrever pelo menos “algumas dezenas de músicas”, e hoje canaliza o que pode lhe inspirar, ignorando o resto. “O lampejo da criatividade, às vezes, vem como uma bomba de ideias que explode na cabeça. Transformá-lo em uma música completa é algo que gera um valor para qualquer artista” - reflete.

Gravado em quatro diferentes pontos do centro de São Paulo — em frente ao Theatro Municipal, na Ponte do Anhangabaú e dentro do Sesc 24 de Maio -, o clipe de ‘4 Pontos Cardeais’ se reflete numa música que interage e se inspira no município. “Eu sempre amei a estética daqui. Impressiono-me muito com a iluminação, o clima urbano, a correria, o grafitti e toda a multicultura que a cidade oferece. Claro que eu estou considerando somente pontos conhecidos: o que também me inspirou a compor a música ‘As Luzes dessa Noite’” — destaca.



 

Trajetória

Desde pequeno, Gabrielz sempre gostou de música. Em seu acervo de família, constam fotos dele, aos dois anos, empunhando um violão de brinquedo. “Quando eu era criança, ficava me imaginando em clipes e inventando músicas no inglês ‘emblomation’” — lembra.

Entre os 11 e os 14 anos, ele dividiu o amor pela música com o futebol. Fez algumas peneiras, mas não passou — “o Corinthians perdeu um grande atacante” — brinca. Repetiu a oitava série do primário: o que determinou o seu caminho de vez para a música. “No ano seguinte, comecei a andar com a galera que curtia rock e era meio excluída, na escola. Influenciado por esses amigos, comecei a tocar violão, guitarra e segui na música até hoje”.


Chico Science. Foto: letras.mus.br



Dentre suas principais influências, Gabrielz destaca que escuta “muita coisa mesmo, sem restrição de gênero”. De Raul Seixas, passando por Chico Science; Chorão; Layne Staley (Alice In Chains); Chris Cornell (Soundgarden, solo e Audioslave); Eminem; Seu Jorge; Scott Weiland (Stone Temple Pilots e Velvet Revolver); Marcelo D2; Rita Lee; Cássia Eller; Djavan; Lenine e muitos outros. “Posso passar a tarde toda aqui, listando”.

Ouça ‘4 Pontos Cardeais’ aqui.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...