sábado, 5 de novembro de 2016

Percussionista vê arte de rua como forma de promover saúde mental

Felipe Lemos, ao pandeiro, nas barcas. Foto: Facebook


Incentivado por um amigo argentino que tocava nos vagões de Buenos Aires, o percussionista e artista de rua, Felipe Lemos, começou a fazer música nos metrôs do Rio de Janeiro em 2009. Desde então, muita coisa se passou e outros artistas começaram a fazer – como ele - som sob os trilhos cariocas. No objetivo de organizá-los, em parceria com seus companheiros iniciou o Coletivo AME - Artistas Metroviários, para abordar temas do dia a dia, debatendo a sociedade e compartilhando musicalidades diárias.

“Através de nossas intervenções, buscamos não apenas agradar, mas educar, com a nossa forma de enxergar a sociedade. Como o nome mesmo diz, somos um coletivo. Nos reunimos semanalmente para tratar de assuntos do dia a dia no metrô. Este coletivo também possui representantes para dar voz a nossos anseios” – explica Lemos, que toca na Alforria Duo, no Mambembes, e sozinho, com seu pandeiro, nos vagões do Rio.  

Mantendo contato com coletivos como o Tá na Rua, que é representado pelo agente cultural Amir Haddad, Felipe Lemos é engajado na causa dos artistas de rua, tendo participado, na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de diversas audiências públicas relacionadas ao tema:

“Vivo de arte de rua, mesmo sendo considerado um dos melhores pandeiristas da atualidade. Não o faço apenas por necessidade, e sim por acreditar no propósito de levar a música a quem menos tem acesso. É uma saída, mesmo que em doses homeopáticas, de saúde mental pública. A intervenção dentro dos vagões é muito importante, porque a grande maioria das pessoas que não possuem condições de ter acesso à cultura sequer têm tempo para acessá-la”.
 
Conheça o trabalho do percussionista e artista de rua Felipe Lemos:

Alforria Duo


Um comentário:

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...