domingo, 6 de novembro de 2016

Panderolando Maré reinventa realidades

Foto: Amanda Baroni


Munidos de pandeiro, alfaia, caixa, agogô e conga, o projeto Panderolando Maré vem mudando a vida de 50 pessoas – entre crianças, jovens e adultos – da Maré, em ritmos como jongo, coco, samba de roda, bumba meu boi e maracatu. Participando de rodas culturais, espaços públicos e oficinas de percussão, canto, e musicalização, no projeto, os moradores abrem as portas de suas casas para receber, acolher e integrar diferentes atividades, numa relação de proximidade e redução das fronteiras de um bairro com aproximadamente 22 favelas e quatro diferentes facções criminosas.  

“É um intercâmbio cultural, onde os moradores têm participação ativa nas atividades. O Panderolando Maré visa desconstruir a limitada relação que eles têm com a comunidade, por conta dos conflitos armados. Acreditamos na potência dos encontros, na circularidade do saber, na ancestralidade e na música como ferramenta de transformação e empoderamento” - explica o músico, ator e arte-educador, Rodrigo Maré Souza, que criou o movimento em parceria com o também músico e arte-educador, Roberto França.

Foto: Amanda Baroni


Os benefícios são diversos. A disseminação da cultura popular como resgate cultural e de resistência, em encontros e rodas nas praças e ruas das comunidades possibilitam um diálogo entre grupos de fora da Maré e os moradores do bairro, o que gera uma reflexão sobre a importância de desconstruir uma filosofia de cidade partida. Rodrigo Maré quer montar, também, a "Orquestra de Percussão Panderolando Maré" para, “cada vez mais, aprofundar as relações e possibilidades desses encontros”:

“O Panderolando também estende suas atividades para espaços de educação e cultura que existem no complexo: escolas municipais, a Roça Rio, e a Lona Cultural da Maré, sempre construindo parcerias e fortalecendo o movimento de troca de saberes”. 
Em 2016, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Territórios de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio; o que possibilitou a compra de pandeiros para as oficinas de percussão. Rodrigo pondera, no entanto, que ainda está em busca de outros patrocínios para as atividades. 

Visite:

Rodrigo Maré - facebook.com/maresouza123



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...