sábado, 3 de setembro de 2022

"Palavras Marginais", de Vinícius Duran, ecoa grito de liberdade e sambas de raiz

Álbum conta com ritmos diversos e tem samba como matriz  


Primeiro disco do cantor, compositor e multi-instrumentista Vinícius Duran, “PalavrasMarginais” é feito de sambas com uma pegada de protesto, que rementem às letras de grandes nomes da Música Popular Brasileira – como Chico Buarque -, nos tempos da ditadura. Genuinamente “alegre” - no álbum -, o gênero musical dialoga com temáticas sérias e tristes da atual realidade brasileira, no que pode ser considerada uma importante declaração poética, de resistência da música de raiz e de nossas tradições culturais.   

 

Foto: Luan Cardoso

Para Vinícius, “o samba tem conexões profundas com as nossas festas, dores e lutas”. A música conta a história de seu povo. E o samba, em especial, no decorrer dela, foi duramente reprimido. Os relatos de sambistas mais antigos sobre a truculência policial contra eles, no período da ditadura, são, de fato, chocantes:



Divulgação


 

Existem outros; alguns mais alegres, outros nem tanto. Há uma canção emblemática, de São Paulo, “Silêncio Bixiga”, de Geraldo Filme, em que o compositor faz uma homenagem ao Pato n’Água, sambista executado pela polícia, num desses confrontos dos anos de chumbo”.

 

A nossa bandeira jamais será vermelha (?)

 

“Bandeira Vermelha” é uma música que chama atenção, no álbum de Vinícius. Na letra, ele faz uma provocação, no sentido de quem apoia políticas de extermínio, que destroem a vida do trabalhador e ecoa a frase – “a nossa bandeira jamais será vermelha!”. Aliás, há uma tese que diz que, na verdade, a bandeira brasileira deveria ser vermelha, por conta do pau Brasil e do sangue derramado, no decorrer da nossa história.




 

“Ainda estamos longe de nos livrar da herança maldita da escravidão. A gente ainda divide a sociedade em um grupo pelo qual temos empatia e outro que pode passar por todo o tipo de abuso, sem sequer ser notado, sem gerar uma grama de revolta. É como eu digo no samba: a nossa bandeira é vermelha, sim: vermelha de sangue” - reflete o músico.

 

Estrada a percorrer

 

Vinícius Duran está chegando agora e percebe que ainda é cedo para se falar em boicote - a despeito do tradicional pouco espaço destinado a artistas independentes, que elaboram letras mais “ousadas”, como as dele. Isso porque tudo gira em torno de anúncios pagos por empresas, como em qualquer outra indústria:

 

“O lado bom é que hoje os artistas independentes têm muitos veículos alternativos, que podem acolher o seu trabalho e contribuir na divulgação de suas ideias. Aliás, obrigado pelo espaço! ”.  

 

Obrigado a você, Vinícius!


Ouça “Palavras Marginais”: https://tratore.ffm.to/palavras_marginais 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...