domingo, 25 de setembro de 2022

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas


Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de "Descese" - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogueira) - reflete um estado de comunhão com o que já existe no plano terreno. A letra traz a artista em contato com o real, como um processo de se tornar "cada vez mais gente", na sua sensibilidade e vastidão criativa.  É com esse espírito que a musicista e cantora sergipana, que já circula na cena independente nacional com elogiados projetos - como a banda Ipásia -, vem preparando o seu primeiro disco completo.



Foto e direção de arte: Luli Morante (com Jolly Barreto)






"No conto "Perdoando Deus", de Clarice Lispector, a personagem se depara com um rato morto e viaja; na "Paixão Segundo G.H", a personagem se depara com uma barata e viaja. Elas viajam, colocam-se e/ou são colocadas em contato com a própria humanidade, a partir daquele encontro. A ideia é descer "um degrau abaixo do mundo". Nossa cabeça talvez ande viciada em enxergar as grandezas como ascendências. Gosto muito de sugerir mais do que afirmar; deixar espaço justamente para criação de quem ouve minhas músicas" - ilustra. 




Fotografia de Elisa Maciel e direção de arte de Clara Acioli





Para Tori, a letra de sua canção tenta conectar a criatividade do artista à que é inerente a "qualquer pessoa atenta, sensível e aberta ao encontro e à presença com o que já existe, com o prosaico". Ela avalia que não se vislumbra um final para a jornada e não se que quer chegar a um lugar acima, ascendente, mas, sim, "talvez, adentrar as profundezas dos outros seres e coisas. Por consequência, de si mesmo". 

MPB longe de um lugar-comum

Fato é que, em letras, arranjos e composições, a música de Tori se destaca pelo fato de não pertencer a uma categoria definida, que se encaixe em alguma espécie de "prateleira". 

A artista conta com Bem Gil, Bruno di Lullo e Domenico Lancellotti - três nomes de peso da música brasileira -, na produção; além da participação especial de Bruno Berle, em "Descense".

Durante o auge da pandemia, ela conheceu e se apaixonou por Mãeana, e as composições de Lancellotti. "Nesse disco, acho que em algum lugar tem um pouco disso tudo. Há muito de João Mário, da El Presidente, compositor de três canções do meu disco: uma em parceria comigo". 

"Confiei muito em Gil, Bruno e Lancellotti para essa missão de produzir, sem medo, porque já conhecia e admirava o trabalho deles, enquanto produtores e compositores. Fiquei muito feliz quando entendi, mostrando minhas canções, que existia de fato um terreno criativo comum entre a gente. E a partir daí, foi muito fluido transformar as músicas no que elas se tornaram" - ressalta a cantora.

Eclética, dentre as referências artísticas citadas por Tori, constam nomes como Lô Borges; Nelson Angelo; Joyce; Caetano Veloso; Itamar Assumpção; Fiona Apple; Boogarins; Warpaint; Radiohead; Broadcast; Ana Frango Elétrico; Anelis Assumpção; Madame Javali; Sandyalê; El Presidente e muitos outros. "É difícil dizer quais são as principais" - conclui. 

Ouça “Descese”: https://links.altafonte.com/descese  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...