segunda-feira, 23 de maio de 2022

Confira 'Morto por Dentro', novo single da Cine Sinistro

Horror punk com personalidade é a principal marca da banda carioca

  

Basta ouvir os primeiros acordes de ‘Morto por Dentro’, novo single da banda carioca Cine Sinistro (ouça aqui), para começar a agitar, sozinho ou acompanhado, um ‘pogo' - dança típica de quem abre as famosas “rodinhas” dos shows punks, Brasil e mundo afora.


 

Foto: divulgação

Formada em 2016 pelo baixista Godinho (77 Idols) e o vocalista Joaquim Roma, o grupo faz um horror punk dançante, voltado para quem ama ‘pogar’ ao som da boa e velha sonoridade punk rocker.

 

O baterista Rafael Bralha (ex-Nove Zero Nove) é uma prova disso. De fã, que acompanhava os shows do grupo, ele se juntou a Roma, Godinho e ao guitarrista Pablo Pecky para, em 2020, transformar-se em músico integrante. Fisgado pelo som, acabou ficando. “A princípio, era para dar uma força nas novas gravações” – recorda Bralha, aos risos.


Foto: divulgação


 

Além da sonoridade ‘clássica’ de Ramones e Misfits, ouvidos mais atentos podem perceber, dentre as influências da Cine Sinistro, algo de Teen Idols; Alkaline Trio; Zumbis do Espaço; Rancid e Carbona - de quem regravaram ‘Esqueletos em Todo Lugar’, do álbum ‘Taito Não Engole Fichas’ (2002).

 

A propósito, em 2018, os músicos ficaram sabendo que o selo Shitface Records estava preparando o tributo ao Carbona, ‘No Ritmo do Bubblegum’, e fizeram “de tudo para entrar”. “Somos realmente fãs dos caras e achamos que a música ‘Esqueletos em Todo Lugar’ combinava muito com o nosso estilo! Estávamos certos!”- lembra Roma.

 

Inesgotável criatividade musical

 

Em seu processo de composição, munido de uma frase ou ideia que lhe vem à cabeça, o vocalista Joaquim Roma faz a letra em cima de uma melodia e a encaminha para os outros músicos lapidarem o arranjo. O Godinho pega aquela ideia inicial e faz a mágica dele, incluindo os teclados. Depois, entramos em estúdio para ver como fica com todo mundo junto” – detalha o músico, que pondera ser este um momento cansativo, mas que, no geral, “é bem divertido”, porque a banda fica com muitas opções. “Escolher as músicas mais legais é uma das partes mais divertidas para mim” – empolga-se o artista.

 

Rafael Bralha destaca que Joaquim é muito produtivo: “faz música todo dia”. Há ocasiões, inclusive, que o companheiro de banda envia mais de uma para os outros instrumentistas. “Fica até difícil escolher. Selecionamos as melhores e vamos ao estúdio, trabalhar nos arranjos e na estrutura - nada de muito complexo ou misterioso” – detalha o baterista.

 

Novo disco à vista

 

A Cine Sinistro está planejando lançar, ainda em 2022, o seu primeiro disco. Para isso, já gravaram metade das faixas e o single ‘Morto Por Dentro’, que está em todas as plataformas digitais. Eles estão prestes a gravar a outra metade do álbum “e o Joaquim não para de aparecer com mais opções” – comenta, rindo, Rafael Bralha, que comemora o fato de que, ao terminarem este registro, terão material suficiente para gravar outro disco. “O que é muito bom! Os artistas hoje lançam um álbum a cada cinco anos. Nossa intenção é resgatar aquele ritmo de um álbum por ano, tipo Ramones mesmo” – compara Bralha.  

 

A Cine Sinistro faz parte da guerrilha a que o underground como um todo participa. É umas das muitas que junta os amigos e sai por aí, mostrando o seu som autoral, no velho lema punk – ‘do it your self!’ (faça você mesmo!).

 

Músico “rodado” na cena carioca, o baterista Rafael Bralha destaca que fazer rock and roll no Rio de Janeiro sempre foi uma empreitada desafiadora, porque a cidade não oferece uma demanda pelo rock, que permita ao menos que as bandas empatem os investimentos com os demais estilos musicais. “Então, a chance de pagar as contas tocando é muito pequena. Essa coisa de cidade balneário, praia, sol, Maracanã, futebol... A galera acha que o rock não "orna" muito bem com nada disso e prefere os ritmos popularescos de sempre” – lamenta Bralha, afirmando ainda que as poucas brechas que existem foram forjadas pelos próprios músicos, “criando e vendendo itens cada vez mais diversificados de merchandising, promovendo crowdfunding, lançando discos, juntando forças para cair na estrada e ampliar o alcance do trabalho”. “Quem está no rock é para se foder mesmo, e isso nunca intimidou ninguém” – brada Bralha.

 

Conheça o trabalho da Cine Sinistro:  

 

Spotify https://open.spotify.com/artist/587ZgOQJegHbyj7pNu9WiR

Youtube https://www.youtube.com/c/CineSinistro77

Bandcamp https://cinesinistro.bandcamp.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...