segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

The Dormants de volta aos palcos

 
The Dormants em apresentação em Niterói. Foto: Thais Gallart



Quem esteve na Praça Nilo Peçanha, no Ingá, Niterói (RJ), num familiar domingo (5) de fevereiro, passeando em meio a caríssimos ‘fudetruques’, pode conferir que, ao palco, quatro garotos faziam um som exótico a ouvidos que não estão acostumados à sonoridade mod, pré punk e pós punk, misturada à música alternativa da década de 90. Após um longo intervalo de 10 anos, Gabriel Calderon, voz e guitarra; Igor Bilheri, guitarra; Renan Vargas, baixo e voz; e Alexandre Paixão, bateria - The Dormants -, voltaram para ficar.

“A coceirinha do retorno da Dormants já vem incomodando todos nós há um bom tempo. Como se houvesse uma parte nossa que se perdeu no mundo e todos sentiam falta. A motivação continua sendo a mesma de sempre: fazer um show (não só uma apresentação de músicas), divertir o público e ir para casa todo dolorido” – conta, gargalhando, o guitarrista e vocalista Gabriel Calderon.


Gabriel e Renan, em 2017. Foto: Divulgação


 Sem deixar de fazer uma sonzeira crua e melódica com atitude punk, eles seguem - como em 2004, quando tudo começou - influenciados pela primorosa mistura de bandas como The Kinks, Gang of Four, Libertines e Arctic Monkeys, em pleno fevereiro de 2017. E contam, ainda, com velhos amigos e parceiros de estrada: o guitarrista Igor Bilheri tocou com Caldeiron, também em projetos mais recentes, como O Divã Intergaláctico - banda que tinha uma proposta mais tropicalista e de musicalidade brasileira.


Gabriel e Renan, há cerca de 10 anos. Foto: Divulgação 

 “Músicas como ‘You've Got Some Explaining To Do’, ‘Neat Bug’, ‘Untitled 7’ e ‘Back on the Road’, da Dormants, foram adaptadas para O Divã Intergaláctico. Em meados de 2008, eu estava compondo muito e viajando numa onda bem mais psicodélica e transcendental. Juntei a Dormants e mais alguns amigos para por aquele som em teste. Assim surgiu O Divã Intergaláctico” – revela Calderon.

Tédio e criatividade

Com a maioria dos espaços fechando as portas e as festas se transformando em algo completamente diferente, “geralmente só com DJs”, o músico avalia que a cena musical independente de sua cidade, Niterói, vem declinando, nos últimos anos. Mas, segundo ele, este é um debate sobre a estrutura e a movimentação local, porque que os artistas continuam “efervescendo e, musicalmente, estão cada vez melhores”.

“Gente como a Facção Caipira, Paradoxo Etílico e muitos outros estão aí para provar isso” – enumera o guitarrista.

Conheça a The Dormants:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...