sexta-feira, 26 de agosto de 2022

"Átrio": Renê Freire revela que há beleza a partir de conflitos internos

Segundo álbum do artista é fruto de produção acadêmica  

Objeto de estudo de dissertação de mestrado em Composição, na Universidade Federal da Paraíba, as oito faixas do álbum “Átrio”, do pianista e compositor Renê Freire, revelam-se, também, como o desnudamento da personalidade de seu criador.

 

Foto: Everson Verdião

Com cortes abruptos e algumas interrupções, a primeira música “Myosotis” é um exemplo disso. Ela tem quatro partes contrastantes. Renê buscou vários personagens na peça ou um único, “com uma personalidade esquizofrênica”. Assim como “Myosotis”, as outras canções também dialogam com vários momentos da vida do artista.

 

“A depressão é fio condutor de todas elas. O álbum é, também, sobre como a doença atuou e atua em mim. Então, sim, o disco reflete a minha relação com a vida e expressa as minhas questões sobre saúde mental” – destaca o músico. 

 

Fato é que a música pode ser uma aliada no tratamento de pessoas que sofrem de depressão, ansiedade e síndrome do pânico. No caso de Renê Freire, ela o transformou, mas não porque os quadros depressivos desapareceram por completo:

 

“Até porque eu tenho depressão crônica e não acredito na cura. Eu passei a canalizá-los com a música e isso redirecionou o sentido da minha existência”.

 

Música e academia


Divulgação


 

O tema da dissertação de mestrado de Renê Freire é “Compositor Performer: Processos Criativos Enquanto Performance e a Performance Como Processo Criativo”. Nela, ele relata que existe, numa determinada cena experimental brasileira, um compositor que difere daquele mais ligado ao ambiente acadêmico, que compõe e não toca nenhum instrumento.

 

“Nessa cena, os compositores performam a sua própria obra – daí vem o conceito de Compositor Performer. Decidi falar sobre essa cena porque, de alguma forma, faço parte dela, especialmente no Recife. É também sobre como a performance moldou as minhas peças. Em suma, falo sobre a cena e o meu processo criativo” – relata o pianista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tori lança single de "Descese" e se prepara para lançar álbum com parcerias consagradas

Primeiro lançamento solo, em cinco anos de carreira, o single de " Descese " - faixa título do futuro álbum de Tori (Vitória Nogue...